[MESA] “PROJETO SOMOS SAÚDE”. CORPO, MOVIMENTO E RESPEITO

“PROJETO SOMOS SAÚDE”. CORPO, MOVIMENTO E RESPEITO

Rhomy Guimel Pereira
Maria da Conceição Rocha Pinheiro

REFERENCIAIS TEÓRICOS:
Os referenciais teóricos para este trabalho foram baseados na obra de Alexander Lowen, José A. Gaiarsa, Therèse Bertherat e Ashley Montagu.

BREVE DESCRIÇÃO
Após anos de pesquisas, trabalhos mostram que o corpo requer atenção desde sua fecundação. Hoje, todos falam da preocupação com a qualidade de vida, mas os benefícios que as práticas corporais proporcionam vão além do ganho da performance física.
Este trabalho é o relato de um projeto que vem sendo desenvolvido na comunidade do Piau, distrito de do município de Tibau do Sul / RN, com o apoio dos profissionais do Programa de Saúde da Família.
O grupo conta com participantes de todas as idades, com um encontro semanal e é estimulado à prática da atividade física, utilizando exercícios de consciência corporal, elementos esportivos e exercícios baseados nos princípios da Bioenergética, ressaltando sempre o respeito e cuidados com o indivíduo que esta preconiza, enfocando a respiração, alongamento, relaxamento, tensão, expressão e consciência.
Este projeto tem enfoque voltado a todas as fases da vida, onde crianças, adultos e idosos podem expressar-se simplesmente como Ser, e deixa de lado neste momento os papéis de filho ou neto, pai ou avô. O resultado se mostra através da atuação e expressão corporal, melhorando as relações no grupo, em família, na comunidade e no Todo.
Neste trabalho, apresentamos como este grupo vem crescendo e se desenvolvendo, com a prática de unir crianças, adultos e idosos, numa mesma vivência corporal que visa o cuidado com o Ser e quais os seus ganhos através da superação de desafios e a vivência do prazer em sentir o corpo com suas possibilidades e não somente com suas limitações de tensão ou dor, como por exemplo: a hipertensão, a diabetes, a depressão, a deficiência física e outros, e sim o que se pode com isso ou, além disso, percebendo-se criadores de suas possibilidades a partir de suas potencialidades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LOWEN, Alexander (2004). Uma Vida Para o Corpo – Autobiografia de Alexander Lowen. Summus Editorial, 2007.

LOWEN, Alexander (1980). Medo da vida: Caminhos da Realização Pessoal Pela Vitória Sobre o Medo. São Paulo, Summus Editorial, 1986.

LOWEN, Alexander (1995). Alegria: A Entrega ao Corpo e a Vida. São Paulo, Summus Editorial, 1997.

LOWEN, Alexander e LOWEN, Leslie. Exercícios de Bioenergética – Um Caminho Para a Saúde Vibrante. Editora Agora, 1987.

GAIARSA, José A. (1980). Couraça Muscular do Caráter. Editora Agora, 1984.

GAIARSA, José A. (1976). A Estátua e a Bailarina. Editora Brasiliense.

BERTHERAT, Therèse (1977). O Corpo Tem Suas Razões. Editora Martins Fontes, 2001.

BERTHERAT, Therèse (1996). Quando o Corpo Consente. Editora Martins Fontes.

MONTAGU, Ashley (1988). Tocar: O Significado Humano da Pele.

……………………………………………………………………………………

NOMES
Rhomy Guimel Pereira
Maria da Conceição Rocha Pinheiro

E-MAIL
Rhomy.g@ig.com.br
ceicarochapinheiro@bol.com.br

NÃO MEMBRO ENVIADO PELA AANB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas palavras-chave e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>